
18/06/2012-14h20
Será realizada a capacitação dos profissionais de saúde das maternidades públicas de São Paulo para a realização de testes rápidos anti-HIV. A iniciativa é do Programa Municipal de DST/aids de São Paulo em parceria com a Rede de Proteção à Mãe Paulistana e ocorrerá durante os meses de junho, julho, agosto e setembro de 2012.
Durante os treinamentos serão abordados temas como os aspectos epidemiológicos do HIV, o estudo da validade do teste rápido para diagnóstico do HIV, o conceito de aconselhamento, o conceito de vulnerabilidade, a transmissão vertical, a biossegurança e também será dada uma aula prática para a realização do teste rápido para diagnóstico do HIV.
O bom atendimento à gestante desde o início da gravidez é fundamental para o sucesso das ações de controle da transmissão. O diagnóstico da infecção pelo HIV no início da gestação possibilita resultados melhores para a saúde da mulher e diminui o risco de transmissão vertical. Por isso, é importante que o teste anti-HIV seja oferecido às gestantes, logo na primeira consulta de pré-natal.
Programação
-Região Norte – de 02 a 05 de julho
-Região Sudeste – de 06 a 09 de agosto
-Região Centro-Oeste – de 18 a 21 de junho
-Região Sul – de 10 a 13 de agosto
-Região Leste – de 13 a 16 de agosto
Os treinamentos serão realizados na Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro e em unidades da Rede Municipal Especializada em DST/aids da cidade de São Paulo, entre às 9 e 17 horas.