Agência de Notícias da Aids
 
 
  Home
  Notícias
 
BUSCA
[ buscar ]
  Artigos
  Eventos
  Eventos América Latina
  Ong`s
  Biblioteca
  Dicionário
  Fique por dentro
  Cadastre-se
  Fale Conosco
 
 
 
Ativistas de São Paulo são contra apoio de Fundação na gestão do Emílio Ribas

14/11/2009 - 12h10

O jornal O Estado de S.Paulo deste sábado (14) destaca que o Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER)vai passar a ter apoio da Fundação Faculdade de Medicina em sua gestão (saiba mais). Ativistas ouvidos pela Agência de Notícias da Aids durante o 15º Enong (Encontro Nacional de Ongs/Aids) disseram ser contra a iniciativa. “O Emílio Ribas é um patrimônio e símbolo de resistência contra a aids, por isso, sempre defendemos a administração direta da instituição”, disse o militante Mário Scheffer, do Grupo Pela Vidda de São Paulo.

De acordo com a publicação deste sábado, o governador José Serra (PSDB) autorizou nesta última sexta o apoio da Fundação dentro do IIER. “Entendemos que nem o Emílio Ribas vai escapar da fragmentação do SUS que já ocorre em São Paulo”, criticou Scheffer. “Houve a portaria que autorizava instituições mais antigas a serem controladas ou apoiadas por fundações, mas não esperávamos que isso fosse acontecer tão rapidamente. Isso precisa de um profundo debate com a sociedade civil”.

Para o presidente do Fórum de ONG/Aids de São Paulo, Rodrigo Pinheiro, a notícia foi uma surpresa. “Nas reuniões com o diretor David Uip, ele prometeu que isso não aconteceria”, disse.

Já Jorge Beloqui, ativista do Grupo de Incentivo à Vida (GIV), a iniciativa torna ainda mais difícil a implantação de conselho gestor no local. “O governador Serra nunca gostou de conselhos gestores e isso também é uma forma de afastar ainda mais essa ideia no IIER”, declarou.

Segundo a administração em entrevista ao Estadão, as fundações de apoio permitem agilidade e melhorias na gestão, pois podem realizar contratações sem concursos públicos e com salários diferenciados, além de realizar compras de maneira mais rápida, sem licitações. Por enquanto, a atuação na unidade de infectologia ainda será definida.

Em reunião no primeiro semestre deste ano com ativistas, David Uip havia prometido estudar a implantação de conselho gestor no local e garantiu que o IIER não perderia autonomia (saiba mais).


Rodrigo Vasconcellos


Dica de Entrevista

Fórum de ONG/AIDS do Estado de São Paulo –
Tel: (0XX11) 3334–0704

Grupo de Incentivo à Vida (GIV)
Tel.: (0XX11) 5084-0255

Grupo Pela Vidda (SP)
Mário Scheffer
Tel.: (0XX11) 3258-7729





Enfrentar as hepatites tem que ser prioridade do Governo

Por Jeová Pessin Fragoso

As hepatites virais, principalmente as dos tipos B e C, tornaram-se na atualidade uma das maiores preocupações de saúde publica, e tem tirado a qualidade de vida, quando não a própria vida, de um número alarmante de brasileiros. Segundo estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 5 milhões de pessoas estão infectadas com esses vírus no Brasil.

Portador da hepatite C, presido o Grupo Esperança, que tem apoiado as pessoas com hepatites da Baixada Santista, litoral de São Paulo. São mais de 3 mil portadores de hepatites, residentes em nove municípios da região e filiados ao nosso grupo.

Jeová Pessin Fragoso é Presidente do Grupo Esperança, de Santos.


 
  © 2010 - Agência de Notícias da Aids - Todos direitos reservados